Os principais fatores técnicos para ter sucesso ao mover aplicações SAP ERP para nuvem pública.
Migrações para nuvem pública como Azure, AWS ou Google Cloud são cada vez mais necessárias para os clientes do ERP da SAP. Para garantir o sucesso da sua migração, você vai precisar gerenciar com sucesso componentes técnicos e de processos de negócio.
Aqui, vamos nos focar em alguns dos principais fatores técnicos de migração da infraestrutura de aplicações SAP S/4HANA ou ECC para uma nuvem pública. Sem dúvida eles te ajudarão no sucesso desta jornada.
As diferenças de nuvem pública x privada x hibrida
Se você está analisando uma migração para nuvem, primeiramente precisa entender as diferenças de modalidades de arquitetura de nuvem. Se você já está familiarizado com estes conceitos, pode pular este tópico.
Nuvem pública é um modelo de arquitetura de TI no qual a infraestrutura e os serviços de computação sob demanda são gerenciados e providos por um fornecedor terceirizado. Esta arquitetura é compartilhada entre várias empresas usando a Internet pública.
Uma nuvem privada é um modelo em que a infraestrutura de TI é dedicada a uma única organização, ou seja, o cliente tem acesso totalmente isolado a ela, normalmente localizados por trás do firewall do usuário. Uma nuvem privada pode ser hospedada no próprio data center do cliente, ou em um local terceiro.
A nuvem híbrida é uma arquitetura que combina uma nuvem privada com um ou mais serviços em nuvem pública, com software proprietário que permite a comunicação entre cada serviço distinto.
Usualmente, a operação de uma nuvem privada é de responsabilidade do cliente ou organização usuária, como se fosse uma infraestrutura local tradicional. Ou seja, isto inclui manutenção contínua, upgrades, patches de sistema operacional, middleware e gerenciamento de software de aplicativo.
Bom você já deve ter concluído que a arquitetura de nuvem privada permite às organizações ter mais controle e segurança dos servidores, mas seu uso requer um nível muito maior de conhecimento de TI. Isto se deve ao fato de que em soluções de arquitetura em nuvem pública os provedores assumem uma grande parte das responsabilidades de controle e segurança.
Já uma estratégia de nuvem híbrida fornece às empresas uma maior flexibilidade, movendo as cargas de trabalho entre as soluções em nuvem, conforme as necessidades e os custos flutuarem.
Os serviços em nuvem híbrida são poderosos porque proporcionam aos clientes um maior controle sobre seus dados privativos. Por exemplo, uma empresa pode armazenar dados críticos e confidenciais em uma nuvem privada e, ao mesmo tempo, utilizar os recursos poderosos de uma nuvem pública, gerenciando tudo isso em um único painel.
A gestão e operação de nuvens hibridas requerem mais conhecimento devido ao grau de sofisticação. Sim, é verdade, mas lembre-se que a arquitetura de nuvem que você vai desenhar dependerá dos requisitos de negócio, técnicos e do seu orçamento.
Planeje a arquitetura futura e as etapas para migração para a Nuvem
O seu ambiente de sistemas SAP é provavelmente complexo, com diversos sistemas integrados e processos dependentes de informações para as tomadas de decisão de negócio. Várias respostas precisam ser conseguidas para planejar a sua migração:
- Quais são os requisitos de segurança de dados dos sistemas atuais?
- Quais os sistemas que poderão utilizar uma nuvem privada? Será necessário movê-los do data center atual para um novo data center?
- Quais sistemas e dados serão migrados para nuvem pública?
- Caso a arquitetura desejada seja híbrida, quais são os requisitos de operação serão necessários?
- Quando e em qual sequência e fases que ocorrerão as migrações?
- Qual será o investimento para criar e para manter a minha arquitetura futura?
- Quais os requisitos de infraestrutura e conectividade se necessitará para esta arquitetura futura?
- Quais os resultados que o SAP EarlyWatch do seu contrato SAP gerou?
- A sua arquitetura futura está alinhada com o Product Availability Matrix (PAM);
- Quais são os requisitos de infraestrutura preciso durante o projeto de migração?
Para responder estas e outras perguntas técnicas, é fundamental a execução de um pré-projeto que utilize expertise de arquitetura SAP em Cloud e tradicional para criar um plano de migração e um mapa de aplicações de arquitetura, podendo ser híbrida ou não.
A Brain Consulting criou a Metodologia RM Trust Advisory que orienta quais passos e projetos que sua infraestrutura de tecnologia deve seguir para criar uma jornada para a nuvem.
Utilize um método adequado de migração SAP para a Nuvem
Com a arquitetura futura definida e o plano de migração finalizado, chegou a hora de executar. Um dos principais requisitos para uma execução perfeita da migração para nuvem, é a utilização de um método que esteja em linha com a metodologia SAP Activate.
Um método deve conter procedimentos, processos e ferramentas específicos para infraestrutura SAP, e ter uso comprovado em provedores tradicionais de nuvem como AWS, Azure e Google Cloud, ou provedores especializados em arquitetura SAP como a KOSMO.
Aqui na Brain Consulting utilizamos a Metodologia Brain Way que viabiliza a adoção e uso de arquitetura Cloud para ambientes SAP e não SAP, fazendo uso das melhores práticas presentes no framework do Solution Manager (SolMan).
Por onde começar para ter uma arquitetura SAP em nuvem?
A rápida evolução da tecnologia necessita de atualizações constantes de infraestrutura de TI. Entretanto, as equipes internas de TI são enxutas e altamente demandadas pelas áreas de negócio, ou seja, com pouco tempo disponível.
Para equacionar este dilema, o melhor caminho é a seleção de um parceiro que seja especializado em infraestrutura SAP. Mas para não errar neste momento, lembre-se de conferir a experiencia do seu parceiro em migrações para nuvem e em infraestrutura Basis em ambientes SAP.
Finalmente, fale com outras empresas que moveram suas aplicações SAP para a nuvem. Seus colegas terão muitos pontos a compartilhar com você, e esta experiencia vai te ajudar a não cometer os mesmos equívocos e seguir caminhos que deram certo.
A Brain Consulting tem a equipe BASIS mais bem preparada e experiente do mercado. Por exemplo, A Zilor realizou uma migração para a nuvem Azure e é um case de sucesso muito rico e interessante para quem vai seguir para o mundo cloud.
Você ficou interessado? Clique aqui e deixe seus contatos que um especialista entrará em contato com você.